Trabalho de Conclusão de Curso para Bacharelado em Sistemas de Informação

Sugestões e orientações para a realização de estágio e trabalho de conclusão de curso (TCC), para alunos de Sistemas de Informação.
Fique a vontade para dar feedback e contribuir para a comunidade.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Visão Computacional: Máquinas que Vêem

A área de CV (Computational Visualization) tem aplicações no comércio, indústria, ciência, robótica, etc. Conheça mais sobre o assunto neste verbete da Wikipedia.

A Intel, uma das patrocinadoras do projeto OpenCV, também disponibilizou um guia de referência completo, com mais de 400 páginas sobre implementações de OpenCV.

Hoje é possível incluir em qualquer software o recurso de interpretar uma imagem capturada por uma webcam e identificar os objetos e pessoas que estão na imagem. E a parte difícil da CV já foi toda desenvolvida e está disponível para integração em outros programas através de bibliotecas para linguagem C, que podem ser encontradas no repositório de software livre SourceForge.

Eu imagino um software, usando CV, que reconheça pessoas na portaria de um prédio e as cumprimente; que avise a polícia sobre a presença de alguém procurado; que reconheça se um tipo de objeto está sendo carregado por alguém... ou tudo isso junto. O que você acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário