Trabalho de Conclusão de Curso para Bacharelado em Sistemas de Informação

Sugestões e orientações para a realização de estágio e trabalho de conclusão de curso (TCC), para alunos de Sistemas de Informação.
Fique a vontade para dar feedback e contribuir para a comunidade.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Eu não quero programar


Apesar de o maior número de vagas de emprego na área de TI serem para programação de computadores, é possível encontrar um monte de gente nos cursos de computação que não tem (nem quer ter) muita intimidade com a lógica de programação.
O contato inicial com a programação pode ser impactante para quem está entrando nesta área só no curso superior, mas muitas pessoas desistem de tentar muito rapidamente e acabam perdendo uma ótima oportunidade de construir uma carreira numa das áreas onde é mais fácil se conseguir um bom emprego, pagando de 4 a 9 mil reais por mês, mesmo para quem tem pouca experiência.
É uma pena que muitos desistam, entretanto há outras opções de trabalho e de pesquisa para quem não se afeiçoa muito à lógica de programação. Uma interessante oportunidade de pesquisa na área de redes de computadores pode ser a construção e configuração de um cluster de "alta disponibilidade".
Basta seguir as orientações deste artigo (em português lusitano) e depois escrever a monografia sobre o processo de configuração do cluster.
O software é livre e o laboratório de redes da Faceca está às ordens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário